Conselho Superior da Indústria Criativa planeja dialogar com representantes dos governos em prol do desenvolvimento do setor

Segunda reunião do COSIC ocorreu nesta quarta-feira (03/06) e resultou no planejamento das principais demandas e na definição de como elas serão apresentadas às instâncias pertinentes

Por meio de videoconferência, a segunda reunião do Conselho Superior da Indústria Criativa (COSIC), da Fiesp, formado por produtores, atores, diretores e agentes culturais que atuam no país, definiu que irá apresentar o Plano Emergencial para o Setor Cultural ao gestor da pasta relacionada, no âmbito do governo federal, nos próximos dias. Outro ponto estabelecido pelos conselheiros foi o de pedir ao governo do estado de São Paulo esclarecimentos a respeito do plano de retomada para o setor da indústria criativa no que tange à reabertura de espaços culturais, como salas de cinema, teatros entre outros.

“Sabemos que será preciso pensar um plano que calcule uma abertura parcial desses espaços. Com protocolos de distanciamento, higienização. O setor necessita, pelo menos, de um planejamento dessa retomada por parte do governo”, ponderou o presidente do COSIC, Luis Sobral.

Outro ponto da discussão da última reunião foi a necessidade de dialogar com o governo de São Paulo e a prefeitura da capital paulista a respeito da retomada gradual e calculada da produção audiovisual. “Precisamos de uma defesa técnica e pública das circunstâncias para que os profissionais dessas áreas possam voltar a trabalhar”, afirmou.

Otimista em relação à possibilidade de apresentar as ideais à autoridade federal do setor, Sobral, acredita que não existirá barreiras para o início de uma negociação, que deve ter como consequência a implantação das principais ideias do Plano Emergencial para o Setor Cultural. “Iremos convocar o futuro ou a futura secretária Especial de Cultura para debater com o Conselho os seus planos, projetos, pretensões os pontos de vista para o setor, complementou.

INTEGRAÇÃO – Promover a integração com outros conselhos e setores atuação da Fiesp para pensar alternativas em prol do desenvolvimento da cadeia da indústria criativa foi outra deliberação importante deste último encontro virtual do COSIC. Passo importante para esta ação é o mapeamento dos espaços culturais e da rede criativa existente em todo o estado de São Paulo, feito que possibilita traçar estratégias e pensar diretrizes de trabalho de forma mais concreta.