Em reunião, General Leal Pujol apresenta ações do Comando do Exército durante a pandemia da Covid-19

O General Leal Pujol compartilhou as ações que têm sido implementadas pelo Comando do Exército no combate à pandemia de Covid-19 durante reunião plenária do Departamento de Defesa (Deseg), realizada na tarde desta quarta-feira (8).

A ativação de um centro de comando e controle de força terrestre e de um centro de coordenação de operações de saúde, o desenvolvimento de um hotsite para orientação dos militares e a operação de um sistema de fabricação de produtos usados na prevenção do novo Coronavírus foram algumas das medidas apresentadas.

De acordo com Pujol, dos 225 mil militares atuantes em todo o Brasil, 5.325 contraíram o vírus. Mais de 80% deles se recuperaram. Profissionais com idades ou patologias características dos grupos de riscos aderiram ao trabalho remoto e aqueles que permaneceram na linha de frente adotaram medidas preventivas.

Além das equipes enviadas para cidades com capacidade insuficiente para lidar com a doença, 3.900 militares temporários do serviço de saúde foram contratados como resultado da alteração do decreto anual de efetivos.

O trabalho do Comando do Exército arrancou elogios dos participantes que, emocionados, também assistiram a uma homenagem feita pelo coronel Demeterco, gerente executivo de Gestão e coordenador do Comitê de Proteção e Privacidade de Dados da FIESP, ao General de Exército Antonio Gabriel Esper, que faleceu aos 74 anos em decorrência de um câncer, em 29 de junho.

Demeterco recordou a trajetória do militar que desde 2011 trabalhava na diretoria executiva e assessoria para assuntos estratégicos da Fiesp, e lamentou a morte do colega.

"Ele já está fazendo muita falta e fará mais ainda, mas combateu como um bom combatente e fez sua passagem", disse o coronel. "Ao senhor damos apenas um até breve, até o dia de a gente se encontrar novamente", concluiu.

Paulo Skaf, presidente da Fiesp e do Ciesp, prestou condolências à família do General Esper e lembrou do colega com ternura. "Graças ao carisma, à forma simples e amiga que ele tinha de ser, é de se sentir muita falta mesmo, mas ele está em um bom lugar porque era um bom amigo, um bom brasileiro, um bom ser humano, e vai continuar protegendo todos nós em uma esfera superior", afirmou o líder empresarial.

Também participaram da videoconferência Carlos Erane de Aguiar, diretor titular do Deseg e presidente do Sindicato Nacional das Indústrias de Materiais de Defesa (SIMDE); e o General de Divisão Adalmir, coordenador executivo de conselhos e departamentos da FIESP.